Pular para o conteúdo principal

AGROTÓXICOS: CONCEITO, VANTAGENS E PERIGOS.

Desde a pré-história (os chineses já utilizavam compostos de arsênio há cerca de 1000 anos atrás) o homem aprendeu a praticar a agricultura para assegurar seu sustento e, desde então, convive com o problema das pragas que prejudicam a lavoura e seu armazenamento. Daí o surgimento dos praguicidas. Atualmente foram desenvolvidos agrotóxicos (também chamados defensivos agrícolas, praguicidas, pesticidas) derivados de substâncias naturais ou sintéticas. A utilização dos agrotóxicos “teve início na década de 20 e, durante a segunda guerra mundial foram utilizados até como arma química.” (AGROTÓXICOS: CONHEÇA MAIS SOBRE ELES). No Brasil a utilização dos agrotóxicos tornou-se mais evidente na década de 60 e hoje é um dos maiores compradores do mundo.








AGROTÓXICOS:
CONCEITO, VANTAGENS E PERIGOS.


Acadêmico: Elderson Luciano Mezzomo






Novo Progresso-PA
Abril de 2012

FACULDADE DO VALE DO JURUEMA
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO EM
GESTÃO EM AUDITORIA E PERÍCIA AMBIENTAL







AGROTÓXICOS:
CONCEITO, VANTAGES E PERIGOS.


Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Gestão de Meio Ambiente do Curso de Pós Graduação Latu Senso em Gestão em Auditoria e Perícia Ambiental solicitado pelo professor: Dr Jorge Luiz Rodrigues Peres.




Novo Progresso-PA
Abril de 2012
SUMÁRIO

1. Apresentação 04
2. Conceito: o que são agrotóxicos 05
3. Vantagens do uso de agrotóxicos 06
4. Perigos causados pelos agrotóxicos 07
5. Conclusão 09
Bibliografia 10


1. Apresentação

Desde a pré-história (os chineses já utilizavam compostos de arsênio há cerca de 1000 anos atrás) o homem aprendeu a praticar a agricultura para assegurar seu sustento e, desde então, convive com o problema das pragas que prejudicam a lavoura e seu armazenamento. Daí o surgimento dos praguicidas.
Praguicidas compreendem os inseticidas, fungicidas, carrapaticidas, herbicidas, etc., no intuito de combater insetos, fungos, bactérias, carrapatos, roedores e ervas daninha.
Atualmente foram desenvolvidos agrotóxicos (também chamados defensivos agrícolas, praguicidas, pesticidas) derivados de substâncias naturais ou sintéticas. A utilização dos agrotóxicos “teve início na década de 20 e, durante a segunda guerra mundial foram utilizados até como arma química.” (AGROTÓXICOS: CONHEÇA MAIS SOBRE ELES).
No Brasil a utilização dos agrotóxicos tornou-se mais evidente na década de 60 e hoje é um dos maiores compradores do mundo.


2. Conceito: o que são agrotóxicos

Agrotóxicos são especificamente concebidos como produtos químicos usados na agricultura genericamente conhecidos como pesticidas, agroquímicos, defensivos agrícolas, praguicidas, biocidas, desinfestantes, ou produtos fitofarmacêuticos ou ainda produtos fitossanitários. È definido também como uma substância
(...) ou mistura de substâncias destinada a impedir a ação ou matar diretamente insetos (inseticidas), ácaros (acaricidas), moluscos (moluscicidas), roedores (rodenticidas), fungos (fungicidas), ervas daninhas (herbicidas), bactérias (antibióticos e bactericidas) e outras formas de vida animal ou vegetal prejudiciais à saúde pública e à agricultura, isto é, consideradas como pragas e, portanto, suscetíveis de serem combatidos durante a produção, armazenamento, transporte, distribuição e transformação de produtos agrícolas e seus derivados.” (AGROTÓXICOS, Wikipedia).

São incluídos entre os agrotóxicos: os desfolhantes, dessecantes e as substâncias reguladoras do crescimento vegetal ou fitorreguladores, os fertilizantes sintéticos, hormônios e outros agentes químicos do crescimento. “Medicamentos de uso para humano ou veterinário e mecanismos de controle biológico estariam fora desta denominação.” (AGROTÓXICOS, Wikipedia).
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) pesticida ou praguicida é toda substância capaz de controlar uma praga, em sentido amplo, que possa oferecer risco ou incômodo às populações e ambiente.
Já a Lei Federal nº 7.802 de 11/07/89, regulamentada através do Decreto 98.816, no seu Artigo 2º, Inciso I, define agrotóxicos como:
"Os produtos e os componentes de processos físicos, químicos ou biológicos destinados ao uso nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas nativas ou implantadas e de outros ecossistemas e também em ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora e da fauna, a fim de preservá-la da ação danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores do crescimento." Essa definição exclui fertilizantes e químicos administrados a animais para estimular crescimento ou modificar comportamento reprodutivo.” (AGROTÓXICOS: CONHEÇA MAIS SOBRE ELES, Cyberdiet).

3. Vantagens do uso de agrotóxicos

Juntamente com a mecanização, o uso de agrotóxicos foi um dos meios técnicos possibilitou a “revolução verde” no Brasil. Na década de 60, em que foram implantadas as indústrias de veneno, o governo só financiava a compra da semente se o agricultor comprasse também o adubo e o agrotóxico.
As vantagens do uso de agrotóxicos recaem sobre a maioria da população ao possibilitar a produção de alimentos em grande escala a um custo mais baixo. O Brasil configura-se hoje como um dos maiores exportadores agroindustriais. Se não fosse pelo uso de agroquímicos para controlar pragas ou doenças (cujo uso é estritamente regulamentado e somente pode ocorrer sob a prescrição de um agrônomo) tornaria inviáveis as plantações, afetando assim o suprimento de alimento das grandes populações urbanas.
A questão é que num passado recente houve um mal uso de agrotóxicos (os organoclorados). No entanto, convém lembrar que
(...) muitos dos mesmos princípios ativos usados como agroquímicos, e mesmo agrotóxicos, são também usados como medicamentos humanos diferindo apenas na concentração e forma de apresentação. Milhões de vidas têm sido salvas de verminoses, doenças fúngicas e varias outras por medicamentos que usam exatamente as mesmas moléculas usadas de outra forma para o controle de pragas e doenças agrícolas, pecuárias e também de animais de estimação.” (AGROTÓXICOS, Wikipedia).


4. Perigos causados pelos agrotóxicos

A estimativa é que no ano passado foram vendidos cerca de US$ 2 bilhões de agrotóxicos no Brasil, aproximadamente 400 mil toneladas. O uso intenso de agrotóxicos gera a degradação dos recursos naturais como, solo, água, flora e fauna, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos. Além de agredir o meio ambiente, a saúde humana também é afetada pelo excesso destas substâncias.
Entre as amostragens analisadas pela ANVISA (Agência nacional de Vigilância Sanitária),
os alimentos que foram contaminados com uma frequência maior foram: pimentão (80,0%), uva (56,40%), pepino (54,80%), morango (50,80%), couve (44,20%), abacaxi (44,10%), mamão (38,80%), alface (38,40%), tomate (32,60%) e beterraba (32,00%). (OS 10 ALIMENTOS MAIS CONTAMINADOS POR AGROTÓXICOS, Ciclovivo).

Atualmente estão banidos do mercado os agrotóxicos de longa persistência (que foram usados no passado), pois além de serem compostos de alta toxicidade aos seres humanos, também persistem por vários anos nos ecossistemas, causando sérios desequilíbrios. A posse, transporte e uso são crimes previstos em lei com punição de multa, cadeia e destruição das lavouras onde tenham sido usados. Os agrotóxicos se usados fora das estritas especificações podem representar graves conseqüências para a saúde humana e o meio ambiente.
De acordo com o Decreto nº 98.816/90, os agrotóxicos podem ser classificados conforme sua classe toxicológica, em:
  • Classe I - Extremamente tóxicos - Faixa vermelha
  • Classe II- Altamente tóxicos - Faixa Amarela
  • Classe III - Mediamente tóxicos - Faixa Azul
  • Classe IV - Pouco ou muito pouco tóxicos - Faixa Verde
O mau uso dos agrotóxicos provocam três tipos de intoxicação: aguda, subaguda e crônica.
Na aguda, os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicação subaguda, os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabeça, dor de estômago e sonolência. Já a intoxicação crônica, pode surgir meses ou anos após a exposição e pode levar a paralisias e doenças, como o câncer.” (AGROTÓXICOS: CONHEÇA MAIS SOBRE ELES, Cyberdiet).
Entre os agrotóxicos, os mais utilizados e suas consequências sobre a saúde humana são os seguintes:
Os organoclorados são os que mais persistem no meio ambiente, chegando a permanecer por até 30 anos. São absorvidos por via oral, respiratória e dérmica, e atingem o sistema nervoso central e periférico. Provocando câncer e por isso foram banidos de vários países.
Os organofosforados e carbamatos são inseticidas mais utilizados atualmente a também são absorvidos pelas vias oral, respiratória e dérmica. Seus efeitos são alteração do funcionamento dos músculos cérebro e glândulas.
As piretrinas são inseticidas naturais ou artificiais. São instáveis à luz e por isso não se prestam à agricultura. São usados em ambientes domésticos na forma de spray, espirais ou em tabletes que se dissolvem ao aquecimento. São substâncias alergizantes e desencadeiam crises de asma e bronquites em crianças.
O herbicida Paraquat oferece grande risco. É um herbicida que mata todos os tipos de plantas. A substância determina lesões de Rim e se concentra nos Pulmões, causando fibrose irreversível.
Os principais clorofenóis são o 2.4-D e o 2.4.5-T, que são cancerígenos. O agente laranja, usado na Guerra do Vietnã, é uma mistura do 2.4-D e do 2.4.5-T.” (AGROTÓXICOS: O VENENO NOSSO DE CADA DIA, Coladaweb).


5. Conclusão
Sem dúvida o desenvolvimento e uso dos agrotóxicos na produção de alimentos em grande escala contribuíram tanto positivamente quanto negativamente para a sobrevivência da espécie humana. Não só isso, mas também influenciou o meio ambiente como um todo.
Cabe ao governo, juntamente com a sociedade definir os critérios para uso e controle, bem como analisar até que ponto os benefícios do uso dos agrotóxicos sobrepujam seus perigos.


Bibliografia

OS 10 ALIMENTOS MAIS CONTAMINADOS POR AGROTÓXICOS. Disponível em: <http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1058/os_10_alimentos_mais_contaminados_por_agrotoxicos/> Acesso em: 15/04/2012.

AGROTÓXICOS. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Agrot%C3%B3xico> Acesso em: 15/04/2012.

AGROTÓXICOS. Disponível em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Banana/BananeiraIrrigada/agrotoxicos.htm> Acesso em: 15/04/2012.

AGROTÓXICOS: CONHEÇA MAIS SOBRE ELES. Disponível em: <http://cyberdiet.terra.com.br/agrotoxicos-conheca-mais-sobre-eles-2-1-1-65.html> Acesso em: 15/04/2012.

AGROTÓXICOS: O VENENO NOSSO DE CADA DIA. Disponível em: <http://www.coladaweb.com/biologia/alimentos/agrotoxicos-o-veneno-nosso-de-cada-dia> Acesso em: 15/04/2012.

AGROTÓXICOS PODEM CAUSAR DOENÇAS COMO DEPRESSÃO, CANCER E INFERTILIDADE. Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/03/agrotoxicos-podem-causar-doencas-como-depressao-cancer-e-infertilidade.html> Acesso em: 15/04/2012.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.